terça-feira, 16 de agosto de 2011

Andando em grupo !!!


Comboio ou Pelotão

Muitas vezes andamos em grupo e alguns não sabem os sinas usados pelos demais que seguem junto ao grupo pelas estradas.

Por este motivo resolvi escrever sobre isso

Opiniões são bem vindas; Já adianto que tais ” SINAS “, poderão variar de grupo para grupo.

Isto também poderá ser, discutido com o grupo ou pelo líder de pelotão, como sucederá o percurso e os sinais o qual serão utlizados, antes de sair para a estrada. O chamado Briefing, ( informações passadas em uma reunião antes de sair para a estrada ).

Isto tudo, busca interatividade com o grupo e visa segurança de todos.

A seguir, postarei o que comumente usamos quando rodamos juntos e algumas dicas dadas pelo Sargento da PM Villarino, ( um dos responsáveis da introdução da Rocan, em São paulo ), que nos passou no Curso de Escolta, Ministrado no 7º Batalhão de Policia Militar de São Paulo, no ano de 2010, com apoio da Rádio AMM .

No deslocamento, todos do grupo são responsáveis um pelo outro, o da frente pelo de tráz e assim por diante, sempre buscando o irmão no retrovisor.

A distância entre motos, deverá ser de mais ou menos 6 metros, tomando o cuidado para não formar buraco em meio ao pelotão, grupo ou comboio, ( tres ou mais motos, em fila ou em iterceção se locomovendo em rodovias ), evitando assim que entre carro no meio do grupo.

Pois neste caso dificultaria a visão de Líder e Anjo, com relação ao grupo, onde Líder, membro do grupo, que conhece o caminho e estrada, que levará o grupo ao destino.

Este vai a frente de todo o grupo, determinado a faixa de rodagem a ser utilizada, sempre buscando deixar a esquerda, livre para utrapassagens e observando o melhor caminho para segurança do grupo ou pelotão e deste que partirá os sinas, que o grupo repassará um para outro.

Anjo

Anjo, membro que vai atráz de todo grupo, mantendo-se dentro da faixa que estiverem rodando à esquerda e interagindo com o Líder, pois este é, quem vai fechar a passagem, trazendo a segurança ao grupo de possíveis surpresas, ( da que temos muitas vezes na estrada de pessoas com carros que quase raspam em nós ao ultrapassar ).

O anjo estando a esquerda da faixa, o seguinte a sua frente, estará a direita e assim por diante, até chegar no líder.

Desta maneira, da pra se ter uma visão completa do grupo, tanto do líder, bem como do anjo. Este por sua vez, assim que o líder sinalizar mudança de faixa,( usando os piscas e sinais, todos o seguirão ), será o primeiro a sair, para que os demais a frente façam o mesmo, seguindo um estilo dominó.

E quando se der a ultrapassagem, o líder voltará para a faixa em que estava e os demais o seguirão sendo o anjo o último a voltar. Quando de algúem pedindo ultrapassagem, o anjo dará um toque de buzina, ( se necessário ), ao membro da frente e sinalizará sua saída para que se de a ultrapassagem de quem vem atráz e assim sucessivamente. ( em grandes pelotões, o uso de intecomunicadores, ajuda bastante a comunicação Líder/Anjo ).

Vice líder,[e aquele que segue logo após o líder, que também conhece o caminho e assumirá a liderança, caso haja dúvidas ou sinal para que seja assumido a ponta, este sinal é dado pelo líder.

2º Anjo , antipenúltimo, membro que assumirá o lugar do anjo caso ocorra alguma eventualidade, ou ficará no apoio, caso da quebra de alguma moto.

Vamos então aos SINAIS:

Sempre dados com a mão esquerda ou salvo excessão:

  • Braço levantado, Punho cerrado : vamos parar, atenção, problema a frente
  • Mão levantada, dedo indicador levantado : Formação em fila indiana. Usado para ultrapassagens, para passagem em algum lugar de obras ou coisas semelhante.
  • Mão levanda, dois dedos levantados, ( paz e amor ) : voltar a antiga formação ou formação intercalada
  • Braço esquerdo esticado para baixo e indicador apontando para baixo ou perna esticada do lado esquerdo: buraco ou objeto no caminho, do lado esquerdo.
  • Braço direito esticado, indicador apontando para baixo ou perna direita esticada : buraco ou objeto no caminho lado direito.
  • Braço esticado ( esquerdo ), mão aberta para baixo, fazendo movimento de sobe e desce : diminuir a velocidade.
  • Braço esquerdo, esticado para baixo indicador apontado para o chão fazendo circulos ou com a mão esquerda bater no ombro esquerdo, ( simbolizando patente militar ): polícia rodoviária a frente, ( não deixe os policiais verem este sinal, que lógico que esse não foi passado no curso. Sic ).
  • Braço esticado reto, mão espalmada reta, com movimentos pra fente para tráz : Agrupe-se, voce esta dando muita distância .
  • Braço esticado, dedo indicador apontado para cima , fazendo círculos com todo o braço: aumente a velocidade ou vá pra frente.
  • Braço esticado, mão espalmada para baixo e movimento circular: Pista escorregadia , (óleo ou areia )a frente.
  • Quando com garupa, dedos indicador cruzado com o anular, mostrado para o piloto : Quero fazer xixi. ( esse eu acho ótimo, Sic ).
  • Saindo da formação, emparelhando ao líder, apontar ou bater no tanque ou com a mão espalmada e polegar dobardo, simular uma faca no pescoço : Preciso abastecer, ( voltar a posição depois de entendido ) .

Sempre que um membro sair da posição, ocupar o lugar a frente para que não fique buracos.

Algumas vezes ocorre de algum MOTOQUEIRO, infiltrar se em meio ao grupo, levando a serpentiar ou sair da formação, trazendo perigo a membro do grupo, pela maneira de pilotagem , caberá ao Anjo, ( que tenha mais experiência), força-lo a sair da formação sutilmente, emparelhando ao lado deste e pedindo gentilmente que saia.

Atenção os membros, com menos experiência, ocuparão espaço em meio ao grupo.


Posição Intercalada Posição indiana

| ¬ Líder | ¬ Líder

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| ¬ Anjo | ¬ Anjo


Desta forma o deslocamento se dará seguro e agradável, fazendo se ter cada vez mais prazer em rodar junto de amigos ou melhor dizendo de irmãos.

Além de que é bonito de se ver isto nas estradas, não concordão ?

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